Tv Nordeste

Cultura de Penedo

Cultura Popular, Coco de Roda e Folclore

........ ....................................Dança, Cultura, Tradição. ... ....O Trupé é uma variação do coco de roda na qual quem dança não é apenas dançarino: é preciso fazer, batendo com os pés no chão, o ritmo que acompanha a dança. Então, essa espécie de “sapateado do coco de roda” faz dos dançarinos, ou brincantes, mais que isso: transforma-os em percussionistas. Essa manifestação era uma das marcas registradas de Verdelinho, um dos maiores nomes da cultura popular alagoana em toda a sua história.

Sobre a oportunidade de trabalhar junto dos herdeiros do legado do Mestre, Letícia Sant’Ana, percussionista do grupo Segura o Coco, diz: “é um honra ter conosco os filhos do saudoso Mestre Verdelinho. A contribuição deles com a oficina de Trupé e com as falas sobre a história do Coco e da tradição dessa manifestação, que é nossa, é de extrema importância pra gente firmar essa ligação com a nossa raiz”.


Coco de Roda

.......Onde se canta o coco o salão estremece. Seja no trupé, na alegria do cantar ou na exuberância das vestimentas, o coco de roda alagoano deixa sua marca por onde passa.


 

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

Horóscopo do Dia

publicidade

publicidade

Passeios no Chile

tempo
Horóscopo do Dia
publicidade